21 abril 2012

A polêmica do fake e o mundo inspired

Gente, não imaginava que um post como o último fosse criar tanto furdunço! Para quem ainda não leu, é só clicar aqui e ir lá para o final da postagem. A questão é que eu fiz uma crítica ao uso de peças falsificadas, em que aparece de uma forma grotesca o nome de grandes marcas e em que materiais e acabamentos não são nem um pouco bem feitos.
Recebi uma série de e-mails e alguns comentários anônimos bastante ofensivos. Não me importa saber de quem foram - muito embora eu acredite que é muito fácil a gente falar o que quiser sem dar a cara a tapa, né? -, mas, resolvi fazer este post, que, esclarecendo, não é uma retratação.

Um dos comentários do blog chegou a dizer que uma pessoa só compra algo falsificado porque acha bonito, sendo a marca, então, o de menos! Para quê mais hipocrisia? Outro anônimo disse que eu copio tanto as coisas que cheguei até a copiar o fundo do meu blog diretamente da parede dessa última edição do Donna Fashion. Vale salientar que o Donna ocorreu a partir do dia 18 de abril. O blog já tem esse background desde fevereiro. 
Houve ainda um anônimo que não perderia a razão, se não fosse tão grosseiro no restante de seu comentário. "Pior do que alguém que não tem dinheiro para comprar uma bolsa, é quem não tem nem um mísero centavo para se alimentar": concordo plenamente! Mas, alguém viu essa discussão em pauta aqui no Ziperama? Alguém encontrou, em algum momento, algum julgamento sobre 'pobreza' e 'riqueza'? Acho que pouca gente sabe, mas muitos dos ricassos estão cheios de coisas falsificadas. É algo que vai um pouco além da conta bancária. É pobreza de espírito o nome disso.

Eu juntei, sim, meu dinheiro para comprar minha Louis Vuitton - que, por sinal, já está bem judiada! Não me interessa quem acha que é fake ou não. Vai da consciência da gente, não? Aos que acham um absurdo juntar dinheiro para comprar algo de marca, rebato esse pensamento dizendo que minha paixão pela moda é a culpada por isso tudo. Sempre quis uma bolsa da LV e isso me realizou de alguma forma. Tem gente que se sente realizado comendo chocolate. Outros se sentem realizados aplicando botox mensalmente. Há ainda os que se realizam tomando bomba na tentativa de ter um corpo escultural.
E, sim, eu sei que também existe gente que se realiza por conseguir pagar suas contas no final do mês; não me esqueço dessas pessoas e dou muito valor a todo mundo que sua para conquistar o que é seu. 
Acontece que um blog de moda como o Ziperama fala sobre desejos, sobre sonhos de consumo. E é graças a estes anseios que o fashion world consegue aquecer a economia do mundo inteiro, sem entrar em grandes crises. Aqui no blog, a gente só acompanha essa tendência mundial, de mostrar o que a gente sonha em ter; mas com um acréscimo: ainda mostramos o que é barato e que também é legal de usar para estar por dentro das tendências.

Muita, mas muita gente me parabenizou pelo post. Não sei se é corajoso falar sobre coisas fakes. Acho que há tanta coisa mais discutível. Contudo, já que entramos nesta seara, acho justo salientar que existem, sim, coisas lindíssimas que grandes marcas produzem e que, sim, temos o sonho de possuí-las em nossos closets. Sabe qual é a solução mais bacana pra isso? Procurar peças inspiradas nestes produtos! Peças sem hologramas de marcas mal feitos. Peças sem um LV escrito com tinta para tecido. Peças que assumem ser parecidas, mas que possuem sua identidade e assumem que são 'cópias'. 

Acho que é isso. Falei demais por aqui e quero acabar de vez com essa história que se desenrolou por conta daquela postagem. Gostaria ainda de acrescentar que não foi absolutamente nada pessoal à modelo linda que apareceu na fotografia. Nem a conheço e jamais a julgaria como pessoa sem a conhecer. Para finalizar, respondendo a um último comentário anônimo: Uma marca não diz quem você é. Mas ajuda a construir sua personalidade. 

22 comentários:

Anônimo disse...

hahahaha, ARRASOU MI! concordo contigo,adoro o seu jeito de publicar sobre assuntoos que todos comentam, mas nao tem coragem de anunciar! SUCESSO
beijo Pê

Maurício Petroli disse...

Belo post, Mil! Concordo contigo!

Além disso, seu post foi ótimo para mostrar que se pode expor opiniões sem grosserias, ofensas e apelações.

Muito bom!

Luiza de Lima disse...

pelo menos alguem nesse mundinho publicou sobre essas bolsas! obrigada e parabens milll beijocas

Anônimo disse...

isso é masturbação, uma complta falta de assunto, o look da menina já tava uma droga, com aquela jaquetinha de papai noel do inferno

Alexa disse...

oi lindo, adorou a polemica pra aparecer ne? espero que você lembre bem da sobre a sua lv, antes de falar da bolsa da fake da menina. vai que vocês compraram no mesmo lugar e não sabem. reflita. eu até concordo com você, não vai estragar o look com bolsa fake, se não pode comprar a verdadeira, compra a bolsa da marca que pode..agora pior mesmo é estragar o look usando, por exemplo: tenis ecko? afinal, quem no mundo da moda considera um item desse? vamos rever isso ai. me admiro voce que se julga tão entendido de moda ne...ai ai bloguete
ps: usar oculos escuro a noite também não rola. beijinho

Anônimo disse...

Se uma marca ajuda a construir uma personalidade, fico aqui imaginando o que alguém que usa um mix de pulseiras de camelôs e relógio cássio quer transmitir para a sociedade. Sabe que concordo com você quando dizes que é muito feio a gente passar um tempão pensando no que vestir para fazer "carão" em um evento de moda e aparecer usando uma peça fake; acho que pior que isso, só mesmo quem perde esse tempo todo pra fazer o phyno em um desfile de moda e acaba sentando no chão do evento, que deselegante!
Dica pro próximo desafio ziperama, cinco maneiras de como alfinetar alguém sem parecer um babaca. Vamos-estar-se-tocando?

Miltamara disse...

Tenho a leve impressão de que algumas críticas já estão indo para o lado pessoal .Que feio!!!!
Fica nítido isso...
Acho que você está incomodando ,Milton....
"Falem bem ,falem mal ...mas falem de mim!!"
Mais uma coisa:Sentar-se no chão é para quem pode,principalmente quando se é jovem!!!

Fernando Carnasciali disse...

A arte é prórpia do artista e jamais deve ser copiada. Ignorante aquele que pensa adquirir a expressão artística através de uma cópia.
Não é questão de poder aquisitivo é questão de compartilhamento de pensamento e alma.
Ignorantes aqueles que se postam como anônimos para expressarem suas opiniões, será que são válidas ou a máscara do anonimato não lhes permite a revelação.
Sou seu fã e continue escrevendo, pois o mundo precisa de idéias novas desvinculadas de interesses.
Abs
Fernando

Anônimo disse...

o glam luxo, o sucesso, ousadia e responsabilidade com o comportamento de uso, tão fascinante da forma como o ziperama aborda e posta seus comentários, ultrapassa o universo fake da inveja. sabemos disso, certo? o que traduz a arte vem da inspiração, da pesquisa antenada de que, entende o que faz com profissionalismo! super curto vcs, mega admiro o trabalho e a colcci de floripa sempre será parceira do trabalho incrível que vcs apresentam para o publico pop! bjs Débora Salvadori (colcci floripa)

Anônimo disse...

Milton,

Acabo de ler a coisa mais fútil do planeta!
As pessoas que são consideravelmente ícones da moda no Brasil, as meninas que tem blog, elas não vivem em um mundo tão fútil quanto o seu. As meninas que tem blog, são admiradas pelo simples fato de fazer a moda não se tornar fútil, agora o que elas usam não importa. Se alguém compra uma bolsa ou um cinto a prestação o que vc tem a ver com isso? Cada um sabe de si, cada um usa o que quiser. As pessoas não compram coisas só pelas marcas como vc acha! se vc é assim não julgue os outros de maneira igual. Essa menina que estava com uma bolsa falsificada deve ser muito mais feliz do que voce que fica a criticando por isso, a princesa kate compra na Zara e ninguém a julga por isso, se ela comprar na china uma bolsa que é imitação. Me explica o que que tu tem a se encomodar com isso? Também não admiro e não acho legal uma bolsa imitação, prefiro a ter uma sem marca do que uma cópia. Mas não saio por aí falando mal de quem tem, quem tem, não tem a minima questão de estar com ela pra ter status e etc. quem adquire uma bolsa dessa são apenas pessoas humildes que a sonham ter, então deixa elas serem felizes com cópias ou com origianais, isso não vai te acrescentar em nada.
As pessoas que julgam os outros, são pessoas mais infelizes, pessoas incapazes e pessoas sonhadoras que queriam ter aquilo que a estão julgando. é facil julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstancias, dificil é refletir sobre os seus erros.
"As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades."
e quem es tu para falar sobre pobres e ricos? a riqueza não vem do dinheiro que se tem na conta bancária, não se vem pela bolsa que se usa, pelo carro que se anda e pelos lugares que frequenta. Ser rica é ter educação, classe, respeito, humildade.
ninguém é melhor que ninguém só porque anda de sapatos louboution e bolsas da chanel. Cada um tem os seus princípios e escolhas de vida, Talvez não ter uma bolsa da Louis Vouitton original seja escolha dela. Então vamos parar com esse assunto fútil e pensar nas pessoas de uma forma menos julgadora ne!
Tem tanta gente la fora passando necessidades que sonha só em ter uma comida para dar aos seus filhos.. quando eu li sobre pobres/ricos e bolsas no seu blog eu não pude me conformar com um julgamento fútil que não dá a ninguém o direito de dizer o que é certo e errado usar. Deixa essa coisa de certo e errado para a sua vida.

Anônimo disse...

"Eu juntei, sim, meu dinheiro para comprar minha Louis Vuitton..."

"Anônimo 00:05, então fui enganado por quem comprou a bolsa pra mim! Hahahaha.
Que coisa essa vida, né?"

Ta entrando em contradição filho.

Eu fico pasma com essas pessoas que acham que fazer moda é se vestir com roupas de marca.

Vocês tão é fudendo com o futuro da moda no país.

Anônimo disse...

Bom, tudo que tu tem que fazer é jogar a sua bolsa no lixo né? Agora que tu descobriu que é fake.

"Por favor, não estrague seus looks usando coisas fake (...) qual é a graça de ter no antebraço uma bolsa falsificada tentando representar algo que você não é e não tem?!"

Anônimo disse...

Assume pro mundo sua bolsa fake, querido.
Ficaria até mais bonito no look do dia, imagina: Mix de pulseiras do camelô, bolsa LV fake e tênis ecko.
É muita coragem escrever algo sobre uma pessoa sem olhar pra sí mesmo. Deve ser difícil querer ser algo que você nunca poderá ser, não é mesmo?
Parabéns pelo bluóg incrível.

Anônimo disse...

Então, vim aqui só pra dizer que ficou evidente que você ficou divulgando no face que causou uma polêmica, SÓ QUE UM POST COM UNS 15 COMENTÁRIOS NÃO É POLÊMICA hahahahahahahahahaha
Sério mesmo, tu achou que o blog tava bombando né? Passou de 0 pra 15 acessos?

Anônimo disse...

Olha, Milton, de fato gosto do teu blog. Por aqui realmente não se veêm blogs de meninos dando a cara a tapa e mostrando que entendem ou tentam entender e se enterar do mundo da moda - que sempre se disse ser "feminino".
Uma pena que tenhas entrado no mérito de coisas falsificadas. Uma vez que o número de coisas 'inspired' nesse mundo só aumenta.
Mulberry fez uma bolsa que virou ícone, Arezzo, Schutz e qualquer outra marca que seja possível pensar, fez uma igual.
O mesmo acontece com Proenza Schouler, Gucci..
Não tenho uma LV, nem vou morrer pra ter uma, mas se os blogs mais em alta desse país, com meninas cheias de posse, não mostram qualquer tipo de ostentação do tipo 'eu tenho uma LV original e você não' fica meio chato isso vendo do teu blog.
Tua bandeira de "eu sei me virar com roupas da renner, riachuelo" é o que devia ser levantado.. afinal, com LV, Prada, Gucci, qualquer um se vira, não é mesmo?
Brigar com as pessoas que comentam (comentarão e comentaram) no seu blog é uma briga perdid. Tudo é sempre uma via de mão-dupla, reclame e exponha tuas opiniões, sabendo que o mesmo pode acontecer contigo, que se expõe todos os dias por meio de um blog.

Anônimo disse...

Reiterando meu comentário acima, não acho que qualquer tipo de mercado "pirata" deva ser vangloriado ou sustentado por nós, mas quando alguém usa uma bolsa inspired que é IGUAL a original, está fazendo o mesmo que usar uma LV falsificada, com a diferença de que, marcas populares não vão escrachar uma imitação, já que Louis Vuitton tem uma 'estampa'.
Existe um programa passando na televisão sobre como são feitas as famigeradas Louis Vuitton e realmente, de longe a tua está mais pra uma """"""""""inspired""""""""'

Anônimo disse...

Muito legal falar mal de coisas Fake, Milton. Isso mostra a sua personalidade!
Agora, conte-me mais sobre o seu PLÁGIO que ia ser publicado no jornal do seu curso.. Ainda bem que os professores viram, porque, já imaginou alguém que critica tanto coisas copiadas de uma marca copiar um texto da internet e chamar de seu?
Podia fazer um post no seu blog sobre isso, hein. Ou sobre a hipocrisia de ser fake, mas criticar coisas falsas.

GIOVANNA disse...

Primooooo...que saudades de vc!Olha só vc é incrível e na verdade esse monte de críticas e elogios e tals estão demonstrando isso, afinal quero saber que jornalista "competente" consegue ficar inerte, no anonimato. E mais uma coisa, teve uma fulaninha que escreveu sobre o seu blog estar ou não bombando, mas FOFA PIOR É VC QUE MESMO QUERENDO QUE O BLOG não tivesse acesso algum, como é de 0 a 15 acessos????? ACESSOU DO SEU COMPUTADOR, utilizou-se do seu precioso tempo PARA DEIXAR SEU COMENTÁRIO, ainda que medíocre!Então agradecemos à preferência!
Primo, SUCESSO! tE AMO MUITO!
GIKA!

Anônimo disse...

Saco guri, vai comprar umas roupas e tira esse tenis branco do pé e aposenta essa camiseta do kiss e a coleção de skinny apertadas em costureiras adquiridas na renner e vai pentear macaco, tua bolsa é mais fake que teu sorrisso achando que abala na balada, rá pior que isso é só aquele blazer sem corte com penas, hahaha Brandon Flower só que não.

Anônimo disse...

nossa, sério que cês estao preocupados com o tênis e a bolsa do menino? e cês juuuuuuram que as thassias naves e camilas coutinho da vida só usam original? que mundo lindo que vocês vivem, sério

GIOVANNA disse...

Gentee, isso tomou uma proporção que não deveria, mas apenas quero dizer que acho que o milton é um exemplo de moda!!Simplesmente porque ele consegue montar looks incríveis com roupas "achadas", enquanto muita gente sai da loja parecendo a rainha do brega!
Então mil, isso tornou-se pessoal por um motivo, INVEJA!

Anônimo disse...

Gente porque vcs nao deixam o menino em paz, ele nao ofendeu ninguem, apenas deu a opiniao dele sobre a bolsa fake...que por sinal eu concordo. A guria da foto apelou muito, esse modelo nem existe e nunca existiu na coleçao da LV. Da pra perceber claramente a inveja de vcs... E as pessoas q devem estar postando deve ser a propria menina ou amigos dela....

Postar um comentário

Não se esquece de comentar, né, gente!