19 junho 2012

Você sabe quem é Coccinelle?

Alguém aqui já ouviu falar de Coccinelle? Acho difícil, mas, depois de ler a história dela, me senti na obrigação de colocá-la aqui no Ziperama. Ela foi a primeira transgênero famosa na Europa! Dançarina, cantora, atriz: ela foi amada pelos franceses, que, em suma maioria, apoiaram-na demais quando, em 1958, ela trocou de sexo! 
Vamos à história? 
Coccinelle nasceu Jacques Charles Dufresnoy, em agosto de 1931, na cidade de Paris. Logo cedo, aos quatro anos, já sentia que tinha algo de errado com sua personalidade, e, certa vez, num carnaval quando ainda criança, resolveu ir com uma fantasia vermelha de bolinhas pretas, sendo chamado de Coccinelle, joaninha em francês. Daí já dá pra sacar o porquê do nome, né! 
Em 1953, trabalhou num cabaret, onde sua mãe vendia flores, e, quando menos esperava, o jornal francês "France Soir" foi atraído pelo talento de Coccinelle, que em seguida tornaria-se estrela no "Carrousel de Paris". Num de seus incríveis shows, ficou sabendo de um ginecologista em Marrocos que fazia a cirurgia de mudança de sexo e correndo até lá para marcar consulta com o tal doutor Burou. 
E foi em 1958 que, ao acordar da anestesia, Coccinelle ouviu um "Bonjour, Mademoiselle" e realizou seu grande sonho: se tornar oficialmente uma mulher!
O mais legal da história dela é que ela sabia da importância que tinha para toda a sociedade francesa, e fazia uso desse reconhecimento para levantar a bandeira contra o preconceito. Coccinelle ajudou a criar o Centro de Ajuda, Pesquisa e Informação sobre Transexualidade e Identificação de Gênero e passou grande parte da vida se dedicando à causa. 
Morreu em 2006, hospitalizada, vítima de um derrame.

0 comentários:

Postar um comentário

Não se esquece de comentar, né, gente!