JPGE e RAW, dois formatos que todo fotógrafo deve conhecer!
Muita gente me pergunta sobre estes dois formatos. Irei falar de uma forma menos técnica para que todos possam entender com facilidade quando trabalhar com um e quando trabalhar com outro. Então vamos lá?
JPGE - é um formato mais leve e mais fácil de usar, próprio para quando a pessoa não quer perder tempo com edição ou é uma foto amadora, nada profissional ou algo assim. Também ocupa menor espaço no cartão de memória podendo assim armazenar mais fotos do que se fosse em RAW. Ex: se cada JPGE tiver 8MB ele conseguirá armazenar muito mais fotos em um cartão de 8GB do que se eu estivesse fotografando em RAW, que tem aproximadamente 20MB, não é?!!
RAW - trata-se de um formato mais pesado do que o JPGE. É ótimo nas fotos profissionais e que precisam de edições mais pesadas. O RAW é como se fosse o arquivo "CRU", você pode mexer em todos os componentes da imagem: exposição, os shadows, os midtones, os highlights, contraste, clarity, vibrance, saturação e etc. A qualidade da imagem fotografada em RAW é muito superior ao JPGE, pois no RAW você não perde qualidade da imagem após a edição, sendo que pode-se gerar muitos JPGE's de um RAW.
Um exemplo que é muito bom pra galera, é que quando você bate alguma foto com flash e o mesmo estoura você consegue recuperar no RAW pelo menos 5x mais do que se tivesse fotografado em JPGE.
Quem gosta de fotografia e tem a opção na sua câmera para fotografar em RAW deveria investir nisso, pois além da qualidade de imagem ser superior é sempre bom saber de coisas mais avançadas em melhoramento de imagens digitais, não é?! O Adobe Photoshop CS5 traz já o Adobe Camera RAW, mas quem trabalha com o CS3 ou CS4 terá que instalar o Camera RAW separado.
0 comentários:
Postar um comentário
Não se esquece de comentar, né, gente!