03 abril 2012

Deligostoso - A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Mesmo 40 anos depois de seu lançamento A Fantástica Fábrica de Chocolate continua encantando crianças e adultos. Apesar de taxado como filme infantil, hoje, eu vejo que a temática aborda muito mais que chocolates e as loucuras do Wonka.

O longa mostra a história de Charlie, menino pobre que vive com seus 4 avós e sua mãe, numa casa velha. Tendo que trabalhar para ajudar nas despesas ele raramente tem tempo para ser criança. Num certo dia Willy Wonka, mundialmente conhecido pela seus doces, decide presentear com uma visita a sua incrível fábrica as 5 pessoas que acharem um bilhete dourado em seus chocolates. Depois de quase desistir Charlie é agraciado achando o último bilhete e leva seu avô junto ao passeio. 
A história ganha vida a partir do momento em que Willy Wonka (Gene Wilder) entra em cena. Sua ironia e sadismo é oculto pelo humor inteligente e frase de efeito que solta a cada minuto do filme. E engraçado assistir o filme anos depois e notar quão inocente você era ao achar graça de tudo, mesmo não entendo.
Gene Wilder foi brilhante como Wonka, nos prende e diverte. Além das incríveis atuações, o filme conta com uma direção de arte sublime. Sendo de 71 o filme praticamente não conta com efeitos especias. Tudo era feito "a mão" e tinha que dar o máximo de realismo. É claro que comparado com os efeitos atuais deixa a desejar, mas é interessante ver pensando nas dificuldades da época e tentar imaginar "como eles fizeram isso?". Além do cenário, personagens interessantes são os Oompas Loompas. Anões, de pele laranja e cabelo verde, eles trabalham na fabrica em troca de proteção. Essas criaturas fazem algumas críticas em forma de música, muito pertinente.
A Fantástica Fábrica de Chocolate é um clássico incrível, que agrada a todas idades.

0 comentários:

Postar um comentário

Não se esquece de comentar, né, gente!