10 abril 2012

Coca ou Pepsi?

Todo mundo já está cansado de saber que uma das maiores disputas do mercado alimentício procedem das marcas concorrentes Coca-Cola e Pepsi Cola, e continuam até hoje, disputando em vários aspectos, além de apenas a arte de vender bem.
O que uma parcela muito pequena de público sabe, é que em 1989, isso serviu de inspirção para a equipe de criação da então Standard, Ogilvy & Mather, desenvolver uma campanha para o cliente Araldite, marca de cola da Ciba-Geigy.
O filme Latas, como contou o publicitário Clovis Calia, que dividiu a direção de criação da campanha com José Fontoura da Costa, foi desenvolvido com a certeza de que causaria polêmica, motivo pelo qual nem solicitou autorização das duas multinacionais para o uso das embalagens no comercial.

Esse comercial, criado por Carlos Castelo Branco e Fernando Mesquita, produzido pela Jodaf e dirigido por João Daniel Tikhomiroff, fez sucesso no Festival de Filmes Publicitários de Cannes, e acabou trazendo um Leão de Ouro ao Brasil! Entretanto, teve vida curtíssima na mídia, e muitos chegaram a considerá-lo uma peça fantasma - ou seja, criada especialmente para participar de festivais publicitários.
E sabem o que isso me lembrou? Um comercial da própria Pepsi, feito em 1995, que apela para esse lado de "união das marcas", quando na verdade é tudo uma desculpa para divulgar sua própria marca. Muito bem humorada, ela também por um instante, provoca reflexões. Não duvido nada que o comercial anterior tenha servido de inspiração, ainda mais por ser um fantasma, uma ideia muito boa e pouco divulgada ao público.

Acho que já sabemos a resposta, mas... Você vai de Pepsi ou vai de Coca? :-)

1 comentários:

Postar um comentário

Não se esquece de comentar, né, gente!